DESFILE DE 7 DE SETEMBRO (ANOS 1940)


Os desfiles de 7 de setembro, em Ourinhos, iniciaram-se nos anos 1930.
Meu pai fez as primeiras fotos nas ruas da cidade. Muitas delas já não tenho mais, devendo estar em outras mãos.
Era um evento que ele adorava fotografar. Alguns anos depois, José Machado resolveu fotografar os desfiles comercialmente. Quem se incumbiu desse serviço ? O seu Chiquinho. Lembro-me dele saindo de casa bem cedo com a máquina a tiracolo, somente retornando após o encerramento, no começo da tarde. As fotos ficavam expostas com numeração nas vitrines do Foto Machado.
Alguns negativos dos primeiros desfiles ainda mantenho, o que tornou possível resgatar algumas.
Esta deve ser de 1941 ou 1942. Vêem-se alunos do Ginásio de Ourinhos vindos da Altino Arantes e passando pela Praça Melo Peixoto, na altura do velho coreto, que pode ser visto à direita. Creio que a pessoa trajando terno branco à direita seja o profº José Augusto, proprietário e diretor daquela estabelecimento de ensino.
À frente do desfile está a ginasiana Nilda Ferreira, uma das filhas de Antonio  Joaquim Ferreira, dono de estabelecimento comercial na rua do Expedicionário. No grupo feminino que vem após a fanfarra deviam estar: Anair Ferreira Bassi, Alice e Anezia Teixeira, Maria Nazaré Braz, Lucia Prado, Alzira Matachana, Alice Abujamra, Geraldina Vilchez, Lurdes Freitas Oliveira, Zenith Correa, Lavínia Azevedo, Inês G. Leal entre outras.
Foto por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

Unknown disse…
O nome correto do pai de Nilda Ferreira, meu avô, era Antonio Joaquim Ferreira.
Minha mãe é Anair Ferreira, cujo aniversário de falecimento, hj (4 anos), me fez buscar seu nome e encontrar o Memorias Ourinhenses.
Unknown disse…
vou insistir,rs
o nome corretodo meu avô é Antonio JOAQUIM Ferreira, apesar de portugues, ele não era Manuel...rs
Parabéns pelo belíssimo blog...

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.